terça-feira, 20 de outubro de 2015

ENEM


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

REVISÃO CITOLOGIA (COMPOSIÇÃO DA CÉLULA E CITOLOGIA)

  Uma recente área de pesquisa busca compreender a origem, evolução e o futuro da vida em nosso planeta, trata-se da Astrobiologia, que assim como a hipótese da Panspermia, considera a influência do Universo na vida da Terra, inclusive pela existência de moléculas orgânicas em outros planetas, asteroides e meteoros, trazendo monômeros (aminoácidos) construtores de proteínas. 


  As proteínas, por exemplo, são moléculas essenciais no surgimento de um ser vivo se considerarmos as inúmeras e importantes funções que elas exercem: funções de suporte estrutural Figura 1)  na formação das biomembranas, onde também realiza a função de transporte de íons; funções de catálise no caso das enzimas e função de defesa no caso dos anticorpos.



(Figura 1)  Notem as grandes proteínas estruturais (roxas)  e de transporte (salmão).


  Função de catálise
  As enzimas são proteínas especiais devido a forma tridimensional que se associa aos substratos de forma ultra-específica, formando um arranjo do tipo chave-fechadura. 


 www.saudecomciencia.com

  Enzimas são proteínas especiais que podem ser formadas apenas por aminoácidos ou por associações de aminoácidos com carboidratos, lipídios, metais ou fosfatos. Podem sofrer influências do pH e temperatura, afetando sua funcionalidade ao mudar a forma tridimensional , tornando-a afuncional ao impedir o encaixe em seu sitio ativo 



  Função de defesa 
  Anticorpos são proteínas especiais que neutralizam a ação de substâncias produzidas por seres que invadem o organismo. 




  Ácidos nucleicos
  São grandes moléculas (macromoléculas) formadas por unidades monoméricas conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo por sua vez, é formado por três partes: 

https://www.google.com.br/





  Existem dois tipos de ácido nucleico: DNA e RNA. Ambos trabalham como material hereditário e na síntese de proteínas. 

  Vitaminas
  Substâncias orgânicas obtidas geralmente através dos alimentos para desempenhar funções no metabolismo. São necessárias pequenas quantidades de vitaminas porque elas agem como aditivos ou coenzimas, auxiliando os processos realizados por outras substâncias. Exemplos: 

Vitamina A ajuda na produção de progesterona(relacionado ao ciclo menstrual)  e previne a imunodeficiência na gestação.
Vitamina D ajuda na formação do endométrio (relacionado ao ciclo menstrual), pois o endométrio é a camada interna do útero que descama na menstruação. 
Vitamina C protege óvulos e espermatozoides (relacionado com a gametogênese). 



  Glicerídeos
  Também conhecidos como carboidratos ( CH2O), geram energia e atuam na formação de partes dos corpos dos seres vivos. Exemplo: a parede celulósica das células vegetais. 
  Os glicerídeos estão classificados de acordo com o tamanho (número de moléculas)
  Monossacarídeos............................... 1 molécula (glicose)
  Oligossacarídeos...............................  2 a 6 moléculas (sacarose)
  Polissacarídeos ................................  até centenas de moléculas (amido)

  Exemplos de polissacarídeos:
  Glicogênio............................... polissacarídeo de reserva dos animais
  Amido ....................................  polissacarídeo de reserva dos vegetais
  Celulose ................................  polissacarídeo estrutural dos vegetais
  Quitina ...................................  polissacarídeo estrutural de animais

  Lipídeos
  Compostos com estrutura molecular variada, apresentando funções de reserva energética, isolante térmico e formação de biomembranas 
  São insolúveis em solventes polares e solúveis em solventes apolares (solventes orgânicos) 
  Exemplos: ceras, fosfolipídeos, gorduras, óleos e esteroides. 


  Água
  A água é inorgânica e compõe de 75% a 85% da massa corpórea. Por ser uma molécula polarizada, serve como solvente de diversas substâncias. 
  Alguns exemplos:
  Nas plantas a água atua no deslocamento de seiva mineral (bruta) até as folhas, graças as propriedades de adesão e coesão que facilitam a fixação e transporte dos minerais. 
  Nos animais, devido ao alto calor específico que facilita o deslocamento da água e o elevado calor latente que dificulta a mudança de estado, a água atua na estabilidade da temperatura corpórea. Exemplo: suor.  



  Descoberta da célula
  A construção do microscópio binocular por Robert Hooke, em 1663, permitiu a visualização de estruturas até então desconhecidas pelos cientistas, a partir de utilização de lentes de grande aumento. Com o advento da microscopia, os cientistas, após muitas observações propuseram a generalização de que todos os seres vivos são formados por células.
  O microscópio criado por Hooke tem duas lentes(microscópio composto), uma denominada ocular, que projeta a imagem no fundo do olho; outra que é a objetiva, que recebe e amplia o feixe de luz que atravessa o material observado. 
https://www.google.com.br/







MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MICROSCÓPIO, ASSISTA O FILME ABAIXO.