quinta-feira, 15 de maio de 2014

Alguns termos e expressões usados em Genética

GENE é a região ou segmento funcional da molécula de DNA.

                        http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/computacaobioinspirada.html

GENES ALELOS  são aqueles que ocupam o mesmo lugar (locus)  em um par de cromossomos homólogos.


                                             http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br


CROMOSSOMO  é a cromatina condensada formada na divisão celular; é uma sequência linear de genes. Os cromossomos se encontram dentro do núcleo das células eucariotas ou do citosol das células procariotas.
CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS são cromossomos que possuem os mesmos loci gênicos, ou seja, os mesmos genes ocupando os mesmos lugares, sendo um de origem paterna e outro de origem materna. Os cromossomos homólogos têm o mesmo tamanho.

                                            www.rodolfo.costa.nom.br/biowiki/doku.php


GENE RECESSIVO é aquele que se manifesta na ausência do alelo dominante.É representado por letra minúscula. A letra que se escolhe é a inicial da característica recessiva.

                      www.fassincra.com.br/Arquivos/Informativos/correioweb/albinismo.htm

GENE DOMINANTE é aquele que se manifesta em homozigose ou heterozigose. O indivíduo que não é afetado por um caráter recessivo é AA ou Aa, por exemplo.
GENE LETAL ou alelo letal é aquele que provoca a morte ao se manifestar.





HOMOZIGOTO é quando o indivíduo possui os dois genes alelos iguais para uma determinada característica. As letras se repetem AA, BB. 
HETEROZIGOTO é quando o indivíduo possui os dois genes alelos diferentes para uma determinada característica. As letras são diferentes Aa, Bb.
GENÓTIPO é a constituição gênica de um indivíduo.
FENÓTIPO  é a aparência do indivíduo determinada pela interação do genótipo com o meio ambiente; aquilo que geralmente se pode ver ou verificada através de testes.
FENOCÓPIA é a manifestação de uma característica que não foi causada por genes, mas se assemelha a ela , como a surdez adquirida ao contrário do caráter hereditário que é condicionado pela ação dos genes. 
CARÁTER CONGÊNITO é aquele que se manifesta no organismo ao nascer, podendo ser hereditária ou não.
EXPRESSIVIDADE DE UM GENE é o grau de intensidade com que um gene se manifesta no fenótipo de um indivíduo. Uma dieta inadequada no período de crescimento pode impedir que uma pessoa tenha a estatura para a qual estava determinada geneticamente.


                               http://www.uel.br/pessoal/rogerio/genetica/respostas/pratica


PENETRÂNCIA GÊNICA é a porcentagem real com que um determinado gene se manifesta no total de indivíduos em que teoricamente deveria se manifestar. Na polidactilia, característica condicionada por um gene dominante, aproximadamente 15% dos heterozigotos não possuem mais de 5 dedos nos pés ou nas mãos, mas podem transmitir o gene par seus descendentes. Sendo assim, o gene para polidactilia tem uma penetrância de 85%.

                                           www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria

HERANÇA INTERMEDIARIA  é aquela na qual não há expressividade máxima de um gene sobre seu alelo de manifestação oposta, não havendo um gene totalmente dominante nem um totalmente recessivo. No caso do gado da raça Shorthorn, os animais com pelos castanho-avermelhados e os de pelos brancos são homozigotos. Os heterozigotos apresentam pelos manchados. Há então 3 fenótipos; sendo os pelos manchados intermediários entre o castanho- avermelhado e o branco. O mesmo acontece na flor maravilha, onde as cores vermelha e branca são homozigóticas e a cor rosa é heterozigótica. 
                                                http://professoracaroline.blogspot.com.b


HERANÇA AUTOSSÔMICA é aquela cujo gene se localiza em um dos pares de cromossomos não sexuais. 
HERANÇA LIGADA AO SEXO é a herança na qual o gene que condiciona determinada herança se localiza no cromossomo sexual.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário